1. O que é Nin-jutsu e como ele foi desenvolvido?
2. Os ninjas eram realmente assassinos?
3. Por que Hatsumi Sen-sei chama sua organização de Bujinkan?
4. Quando o sistema de faixas entrou no Nin-jutsu e por quê?
5. Qual a finalidade do Nin-jutsu como arte marcial?
6. Por qual motivo é restrito o acesso aos ensinamentos ninjas?
7. A arte ninja é tida como uma arte ortodoxa?
8. Por que se treina em matas e florestas?
9. Os ninjas realmente podiam se tornar invisíveis?
10. Existem bombas de fumaça e para que servem?
11. Existe algum filme que mostre o verdadeiro Nin-jutsu (Ninja)?
12. O nunchaku faz parte do arsenal ninja?
13. Qual a diferença entre o Nin-jutsu e as demais artes marciais?
14. Qual a diferença entre os samurais e os ninjas?
15. O que é o KI (energia interna)?
16. Existem torneios de Nin-jutsu?
17. O que é um Clã?
18. O método NOGATO KI-NINJITSU e HAKURYU KOBO-NINJUTSU têm alguma ligação com a Bujinkan de Hatsumi Sen-sei?
1. O que é Nin-jutsu e como ele foi desenvolvido?
O Nin-jutsu é a arte do conflito permanente através da disciplina e perseverança. A palavra Nin-jutsu pode ser dividida em dois componentes: Nin ou Shinobi que literalmente traduzido significa "persistência, perseverança" ou "secreto, oculto", e a palavra jutsu traduzida como "arte". Portanto, literalmente, Nin-jutsu significa A Arte de Persistir ou A Arte de Agir Secretamente. Há muitas teorias sobre o surgimento do que hoje podemos chamar de Nin-jutsu. Em toda veracidade, Nin-jutsu não se desenvolveu como uma arte especificamente bem definida, e muitos séculos se passaram antes do Nin-jutsu ser instituído como um sistema próprio de conhecimentos. As pessoas que tardiamente entituladas Ninjas, não usavam este termos para si próprios. De fato o primeiro registro que se tem da palavra ninja data-se do século XVIII d.C. Eles se consideravam meramente praticantes de uma política, religião e estratégias militares; pois eram opostos a cultura convencional daquela época. O Nin-jutsu se desenvolveu como uma cultura ilegal para as regras da elite samurai, e por esta razão, a origem desta arte foi encoberta por séculos de mistérios, segredos, e uma deliberada confusão da história.
2. Os ninjas eram realmente assassinos?
Não, os ninjas sempre serviram primordialmente como exploradores e conselheiros, e nas palavras de Hatsumi Sen-sei: "Revisando as palavras de Takamatsu Sen-sei nos ensinamentos dos grandes mestres do clã Toda dos Togakure-ryu, fica claro que a história que retrata o ninja como um assassino profissional e um insensível criminoso premeditado, é grosseiramente um exagero na verdadeira história do Japão. Certamente, que naquela época existiam no Japão os verdadeiros assassinos, ladrões e sabotadores que imitavam a maneira física que o ninja agia e faziam qualquer trabalho por uma quantia de dinheiro, sem moral e sem orientação espiritual do líder de um sistema ninja, ou clã, essas pessoas desesperadas não eram nem sombra do verdadeiro ninja japonês, e portanto isso não interessa", termina Hatsumi Sen-sei.
3. Por que Hatsumi Sen-sei chama sua organização de Bujinkan?
Hatsumi Sen-Sei chama sua organização de Bujinkan (Casa do Deus Guerreiro) para homenagear seu mestre, Toshitsugu Takamatsu. Esse nome foi criado por Hatsumi e não possui nenhum outro significado.
4. Quando o sistema de faixas entrou no Nin-jutsu e por quê?
Hatsumi Sen-sei resolveu criar o sistema de faixas quando ele começou a ensinar. Ele decidiu criar uma arte síntese chamada de Ninpoh Tai-jutsu na qual já estava destilada a essência dos Nove Ryuha. Todos os praticantes da Bujinkan de hoje estão graduados em um dos níveis do Ninpo Tai-jutsu, são no sistema das nove ryus. Para este sistema (Ninpoh Tai-jutsu) ele estabeleceu uma graduação kyu-dan. Primeiramente existiam apenas cinco kyus e dez dans, mais tarde constituiu-se de dez kyus e dez dans.
5. Qual a finalidade do Nin-jutsu como arte marcial?
Para preparar e condicionar para o combate real pois o Nin-jutsu ensina de uma maneira objetiva e restrita todas as possíveis situações de combate, e mais técnicas psicológicas e de manipulação mental. A eficiência do Nin-jutsu é caracterizada pela facilidade de ser aprendida mesmo sendo uma arte ortodoxa. A exemplo dessa finalidade é que ela é utilizada pelas maiores forças militares e policiais do mundo como parte de seu curriculum profissional.
6. Por qual motivo é restrito o acesso aos ensinamentos ninjas?
O motivo pelo qual é restrito os ensinamentos do Nin-jutsu é que por ser uma arte que demonstra ataque a pontos vitais e centros nervosos, quebramentos e estrangulamentos. Por esse motivo o aluno passa por um severo teste de aptidão física e mental, pois não é permitida à pessoas com desequilíbrio mental, ex-presidiários, pessoas de má índole, que depois venham a criar métodos de Nin-jutsu os quais não têm relação com o verdadeiro Nin-jutsu, pois praticam um pouco de cada arte marcial e depois se dizem "mestres" ou "Sen-sei's", deturpando a imagem do verdadeiro Nin-jutsu e daqueles que fazem parte da Bujinkan de Hatsumi Sen-sei (vide Regras da Bujinkan).
7. A arte ninja é tida como uma arte ortodoxa?
Sim, pois mantém viva suas técnicas e disciplinas da mesma maneira como era passada antigamente de geração para geração, mantendo assim a verdadeira tradição ninja.
8. Por que se treina em matas e florestas?
Para manter viva sua tradicional arte de combate e unificando o guerreiro ninja com a natureza, pois dela dependia o sucesso de sua missão, bem como camuflagens, emboscadas, manipulações e ilusões. O Nin-jutsu foi desenvolvido em meio à regiões montanhosas, as quais eram cercadas de florestas, assim tornando um bom esconderijo para suas famílias.
9. Os ninjas realmente podiam se tornar invisíveis?
Sim, contudo não era só um método de se manter oculto a frente do inimigo, e sim de mover-se silenciosamente (Aruki), fazendo com que o inimigo não conseguisse enxergá-lo. Dependiam de vários fatores, como: manipulação visual, conhecimento do uso do terreno e ilusão de ótica, com a ajuda de um ou mais ninjas e com uso de explosivos e bombas de fumaça.
10. Existem bombas de fumaça e para que servem?
Sim, existem bombas de fumaça e elas serviam para manipular o inimigo, fazendo com que ele se assustasse, atrapalhando sua visão, para que o ninja pudesse contra-atacá-lo ou para uma provável fuga.
11. Existe algum filme que mostre o verdadeiro Nin-jutsu (Ninja)?
Não, até hoje não existe filme algum que retrate o verdadeiro Nin-jutsu, inclusive Hatsumi Sen-sei chegou até a pensar em fazer um, contando a verdadeira saga dos ninjas, mas esse projeto ainda não se concretizou.
12. O nunchaku faz parte do arsenal ninja?
Não, pois o mesmo não requer prática nem tão pouco habilidade para iniciar-se em tal arma, sendo que também não é uma arma tradicional japonesa, e sim chinesa, a qual não faz parte do arsenal ninja.
13. Qual a diferença entre o Nin-jutsu e as demais artes marciais?
A diferença é simples e notória, pois o Nin-jutsu não é apenas um sistema de formas, katas, técnicas, movimentos, quedas e projeções e sim um sistema que engloba diversos meios de sobrepujar o adversário, pois como já foi dito anteriormente, o Nin-jutsu possui diversos outros métodos de combate que foram criados ao longo de séculos de aprimoramento físico e mental. Isso e muito mais outros motivos o faz diferente das demais artes marciais, sendo um sistema próprio de combate.
14. Qual a diferença entre os samurais e os ninjas?
Os Samurais eram guerreiros da elite feudal, a qual comandava o Japão, seguindo o código de honra Bushido. A princípio deveriam proteger e servir o povo, mas a influência negativa do Shogunato os fizeram virarem-se contra aqueles a quem deveriam defender, servindo apenas aos seus senhores. Os ninjas, por outro lado, eram pessoas do povo, que lutavam contra o Shogun e contra a política imperial, os quais eram perseguidos por isso. Desenvolveram-se como uma contra-cultura ao Japão feudal. Sendo assim, foram perseguidos séculos após secúlos por apenas tentar defender o povo e seus princípios.
15. O que é o KI (energia interna)?
É a energia existente no interior de todo ser humano, que sobrepuja a força física e que torna possível a realização de feitos tidos incríveis pelas pessoas. Toda verdadeira arte marcial de origem japonesa e chinesa menciona o ki na sua filosofia, como o Aikido e o Nin-jutsu. Um alto nível de controle sobre o ki só é alcançado após anos de treinamento intensivo.
16. Existem torneios de Nin-jutsu?
Não, são proibidas as competições de Nin-jutsu e a participação de um praticante em torneios e similares. Isso vai contra a essência da arte. O objetivo do Nin-jutsu é ajudar as pessoas e elevar o espírito e não satisfazer os desejos pessoais de cada um. Nas palavras de Takamatsu Sen-sei: "Sem estrutura da própria mente, a contínua exposição às técnicas de luta podem levar à ruína ao invés do auto-desenvolvimento (...) As habilidades de auto-defesa que deveriam prover paz interior e segurança para o artista marcial, então frequentemente desenvolvem-se sem um balanço na personalidade e levam o menor artista marcial para domínios distorcidos de conflito incessante e competição que eventualmente acabam por consumí-lo". No Nin-jutsu ninguém é tido como melhor que ninguém, todos treinam juntos e caminham juntos na mesma direção, buscando o aperfeiçoamente através do treinamento, num ambiente de paz, amizade e humildade.
17. O que é um Clã?
Clã é o mesmo que família. Devido à perseguição imposta pelo shogunato, no Japão antigo, era importante e extremamente necessário a união dos Clãs. Isso marcou profundamente a filosofia do Nin-jutsu. Existiram mais de 70 clãs diferentes no período que marcou o auge das atividades ninjas. Hoje em dia, restam apenas os Nove Ryuha, ou seja, os nove clãs que formam a essência do Bujinkan Budo Tai-jutsu.
18. O método NOGATO KI-NINJITSU e HAKURYU KOBO-NINJUTSU têm alguma ligação com a Bujinkan de Hatsumi Sen-sei?
O MÉTODO NOGATO KI-NINJITSU e HAKURYU KOBO-NINJUTSU NÃO TÊM NADA HAVER COM O NIN-JUTSU, pois não são Nin-jutsu nem são reconhecidos pelo Grão-Mestre Soke Masaaki Hatsumi. Não se sabe a origem ou procedência de tais métodos e por tudo isso são métodos charlatães aos quais, aqueles que estiverem interessados devem procurar o verdadeiro Nin-jutsu, procurando se informar corretamente pelo que é verdadeiro ou falso, pois o Nin-jutsu verdadeiro, o qual é divulgado hoje em dia, todo ele é ligado à Bujinkan do Japão (A única organização autorizada e reconhecida pelo Imperador Hiroito, o qual antes de morrer, condecorou o Soke Masaaki Hatsumi como um valuarte vivo da tradição ninja), pois aqueles que não estão ligados à Bujinkan são vigaristas, utilizando-se do nome, da imagem, de fotos e da história da Bujinkan para enganar pessoas desprovidas do conhecimento da verdadeira essência da arte ninja e não serão reconhecidos como verdadeiros praticantes do Hombu Dojo da Togakure-ryu.
Nota: Não se deixe enganar por falsos ninjas que aprendem suas técnicas tiradas de livros e filmes de televisão, deturpando a imagem do verdadeiro Nin-jutsu.
NÃO SE DEIXE ENGANAR
Todo material disponível neste site é de criação própria dos autores ou foi traduzido de outras fontes, com a devida autorização dos seus respectivos criadores. Por gentileza, informe-nos caso deseje divulgar tal material por conta própria. O logotipos da Bujinkan Dojo Porto Alegre são marca registrada. Entre em contato conosco para obter uma permissão, caso esteja planejando usá-los. Recomendações: 800x600 pixels / Internet Explorer, Netscape 4 ou superior. Bujinkan Dojo Porto Alegre - Brazil - 1999 ©